A Mythic Games é uma empresa americana fundada em 2015, e que ficou conhecida por diversos sucessos de campanhas de financiamento coletivo via Kickstarter, como Solomon Kane, que arrecadou US$1,17mi.
Aparentemente desde 2019 a empresa vinha tendo grandes problemas financeiros, supostamente alavancados pela pandemia de COVID19, o que podia ser visto com as diversas necessidades de pedir mais dinheiro aos apoiadores de projetos como Darkest Dungeon ou Siege 6.
Em ambos os projetos, cuja arrecadação chegou a US$5,66mi em um deles, a empresa repetidamente pediu aportes adicionais que chegaram a representar mais de 50% da oferta inicial e, em alguns casos, caso isto não fosse feito, os apoiadores não veriam jogo nenhum.
Embora não tenha sido pedido dinheiro adicional inicialmente, seus dois últimos projetos, Hel: The Last Saga (US$2,21mi de arrecadação) e Anastyr (US$1.08mi de arrecadação) estavam parados a um bom tempo, gerando apreensão dos apoiadores.
A empresa informou que estava aceitando pedidos de ressarcimento na base de quem chega primeiro é atendido primeiro, porém relatos falam de pedidos de 2020 que ainda não foram devolvidos.
Agora a empresa finalmente jogou a toalha em ambos os projetos.
Em um post na campanha ela informa que os projetos não conseguirão ser realizados da forma como idealizados e no início da semana descobrimos que os direitos de propriedade intelectual de ambos os jogos foram vendidos para a CMON, uma queridinha do Kickstarter, responsável por, por exemplo, Marvel United.
A CMON por sua vez, já alertou os apoiadores originais que ambos os jogos, após análise dos projetos, não estão nem perto de estarem concluídos e necessitam de uma grande dose de trabalho, o que, inclusive, os tornará diferentes do que originalmente oferecidos pela Mythic.
Adicionalmente, a CMON diz que os apoiadores dos projetos originais, a partir de determinado nível de apoio, terão direito a receberem o jogo base gratuitamente, porém deverão pagar algumas taxas e o custo de envio para isto, além do que já pagaram pela campanha original.
Atualmente a descrição da empresa no BoardGameGeek foi atualizada de uma forma um tanto cômica, que eu fiz questão de colocar aqui.
![](https://i0.wp.com/romirplayhouse.com/wp-content/uploads/2024/01/img_2530-1.jpg?resize=901%2C1024&ssl=1)
Os sites de financiamento coletivo geraram um terreno fértil para jogos de tabuleiro, com empresas arrecadando quantias realmente milionárias pra determinados projetos. Infelizmente eles também tem sido o cenário de diversos grandes problemas, datando desde muito antes da pandemia, com projetos como Glory to Rome, que faliram a empresa ou mesmo Madeira, que ainda não foi entregue mesmo após quase 4 anos de campanha.