Em um comunicado no site da IGN Entertainmento, que você pode ver aqui, ela informa que comprou a Gamer Network por um valor não revelado.
Para os não familiares com a Gamer Network, ele é um conglomerado de sites que incluem GamesIndustry.biz, Eurogamer, Rock Paper Shotgun, VG247 e, mais importante para jogos de tabuleiro na minha opinião, o portal de notícias Dicebreaker.
De acordo com um artigo da Boardgamewire, que você pode ver aqui, o antigo controlador da Gamer Network, a ReedPop já vinha procurando um comprador para os sites desde o final do ano passado, por não ter mais interesse no ramo de notícias sobre jogos, mesmo que fontes internas tenham atestado que os sites do grupo vinham performando bem em comparação com outros competidores.
Conforme a notícia da compra na Boardgamewire (veja aqui), ela criou praticamente imediatamente a colocação de vários colaboradores dos sites da Gamer Network em layoff, afetando, por enquanto, a GamesIndustry.biz, a Rock Paper Shotgun e a VG247.
No site de notícias focado em jogos de tabuleiro e RPG Dicebreaker ainda não foram anunciados desligamentos, porém tanto o escritor regular, Chase Carter, quando a produtora de vídeos Olivia Kennedy já se pronunciaram a respeito nas redes sociais.
Adicionalmente, embora não explicitamente devido a isto, após a aquisição o Dicebreaker cancelou o Tabletop Creators Summit que ocorreria em Londres devido a “circunstâncias não previstas” (veja aqui).
A Dicebreaker é um dos poucos locais de notícias de jogos de tabuleiro que traz efetivamente algo além de apenas novos lançamentos e resenhas, contando com um time do que poderíamos chamar de “jornalismo independente”, trazendo notícias pesquisadas e com fontes coerentes, incluindo a grande cobertura do problema da Wizards of the Coast com a OGL de Dungeons & Dragons e a divulgação de, por exemplo, acusações de funcionários sobre ambientes tóxicos dentro da estrutura de trabalho da Pandasaurus (o que a empresa até o momento nega), sendo uma das grandes fontes usadas, inclusive por mim, para pesquisa.
Em uma entrevista para o site Aftermath, que você pode ver aqui, Alice Bell, editora da Rock Paper Shotgun e uma das agora funcionárias afetadas pelo layoff diz:
Eu esperava um encolhimento após a venda, mas não imediatamente e, honestamente, não eu mesma, porque a Rock Paper Shotgun ficou sem um editor no momento, então estão simplesmente sem uma liderança editorial.
Assim como sou contra uma consolidação de desenvolvedores de videogames, sou contra a consolidação de sites de videogames, então não posso ver isto como uma coisa boa. […] estou muito preocupada que (as pessoas) não possam ser estranhas e escrever coisas críticas.
Eu me preocupo que, agora que o tamanha da máquina aumentou, ela necessariamente esmagará meus colegas mais talentosos da Gamer Network para escrever coisas irrelevantes focadas em SEO, projetadas para atrair os leitores médios. Mas como pessoas não são medianas, quando você tenta apelas para a média, acaba apelando para ninguém.
Esperamos que este cenário não ocorra, também, com a Dicebreaker.
Update 23/05/24: adicionadas duas fontes que não tinham sido citadas inicialmente.