No momento, você está visualizando Bucaneiros Voltará a Publicar Jogos em 2025

Bucaneiros Voltará a Publicar Jogos em 2025

A Bucaneiros é uma empresa de jogos cuja história remonta 10 anos e que já chegou a trazer diversos títulos licenciados para o Brasil, entre eles, praticamente toda a linha Teotihuacan (Daniele Tascini / Board & Dice), mas que é muito mais conhecida atualmente devido aos seus inserts, incluindo em soft, e sleeves.

Isto porque, após alguns anúncios que acabaram nunca se concretizando, como Forum Trajanum (Stefan Feld), e de um investimento nos designers nacionais, com o lançamento de uma série de jogos da franquia Marvel, entre eles Marvel Battlegrounds (Led Bacciotti e Thiago Castro) e Marvel Spider-Web (Gustavo Barreto), e outros usando Peaky Blinders, com Peaky Blinders: Birmingham Domain (Marcos Macri), a empresa entrou em um hiato de publicações, sejam nacionais, sejam licenciamentos.

Dentre todos os jogos nacionais publicados pela editora, apenas um, na minha opinião, foi realmente um sucesso: Marvel Comic Hunters (Robert Coelho), não pelos demais títulos serem necessariamente ruins (eu gostei especialmente do Spider-Web), mas por uma série de fatores. Comic Hunters, porém, chegou a criar “colecionadores” até fora do Brasil que caçaram cópias do jogo usadas, o que motivou a Copag e a Arcane Wonders a fazer uma parceria com os diversos detentores de direitos deste jogo para republicá-lo novamente, desta vez inclusive em edição internacional, conforme anunciado no início do ano (veja aqui) e confirmado pela Copag durante minhas entrevistas no Diversão Offline (veja aqui).

A única exceção real neste hiato foi A Quinta Série que Habita em Nós, uma versão de Cards Against Humanity, similar a diversas outras existentes no mercado, como por exemplo, F.D.P., da Buró.

Mas este hiato parece ter acabado, conforme uma postagem do Thiago, fundador da Bucaneiros, no Instagram.

De forma resumida, ao longo deste ano a Bucaneiros lançou um concurso para escolha de pequenos jogos de cartas, realizado durante o BGSP, com prêmios em dinheiro para os ganhadores, o Bucaneiros Challenge, o que angariou mais de 180 pequenos jogos de cartas que foram testados em diversas rodadas durante os eventos presenciais e pela própria equipe da Bucaneiros.

Deste concurso, a Bucaneiros separou os 8 melhores jogos chegando, finalmente, aos três ganhadores, Frost Survivors (Victor F. Macedo), Amazoon (Daniel Cazan) e Balde de Caranguejo (Joka Jr.).

Mas a grande novidade é que, embora nunca tivesse sido prometida a publicação dos jogos, o pessoal da Bucaneiros descobriu um potencial enorme nestes jogos pequenos, com um custo reduzido e uma grande possibilidade de trazer os jogos de tabuleiro para fora da bolha dos já jogadores, o que os motivou a realizar a publicação não apenas destes 3 ganhadores, mas de todos os 8 finalistas.

Para isto a Bucaneiros contratou ilustradores e editores gráficos que estão trabalhando neles para que os primeiros entrem em financiamento coletivo via Meeple Starter e publicação logo no início de 2025 e os demais ao longo do ano, contando com jogos completamente diferentes entre si, com mecanismos e jogabilidades bem distintas, como o jogo de vazas de Frost Survivors, onde os jogadores ganhadores das vazas coletam recursos para criar itens e sobreviver às missões de cada rodada, ou Amazoon, no qual os jogadores tentam montam um padrão de animais e habitats com cartas reveladas para conseguir as melhores combinações.

Agora é só ficar de olho nas redes da Bucaneiros para apoiar os projetos e garantir suas cópias!

Deixe um comentário

Eu Aceito a Política de Privacidade