No momento, você está visualizando A Controvérsia da OGL – Parte 3

A Controvérsia da OGL – Parte 3

Nas últimas semanas o mundo do RPG foi sacudido pela polêmica sobre a nova OGL da Wizards of the Coast para o D&D.

Não vou entrar novamente em detalhes a respeito de tudo o que aconteceu, principalmente porque você pode ler os capítulos anteriores desta novela em meus posts anteriores, aqui e aqui.

A novidade desta semana, que parece ter vindo para apaziguar de vez os ânimos, foi que a Wizards, após uma pesquisa com mais de 15.000 respondentes, postou em sua conta que manterá a OGL anterior e ainda disponibilizará o SRD 5.1 (System Reference Document) sob a licença de Creative Commons.

Segundo os respondentes da pesquisa, 88% não iriam publicar conteúdo com base no que foi chamado de OGL 1.2 e 90% estava contrário ao cancelamento da OGL original, ao passo que 62% estavam satisfeitos com um SRD sob a licença Creative Commons.

A resposta da Wizard foi satisfatória para todos? Certamente não. Os movimentos de diversas outras empresas criando suas próprias OGLs mostrou isto.

Além disto, o fato da empresa demorar tanto para ter definido uma solução, talvez tenha sido crucial para o futuro do D&D, de formas que só o futuro poderá nos mostrar.