O chefe do estúdio da Z-Man, Steve Kimball, escreveu nesta semana um texto muito interessante para comunicar o fim da linha de jogos Euro-Classic da Z-Man (que originalmente era da Fantasy Flight Games).
Desde a reestruturação da FFG pela Asmodee, a linha tinha passado para a Z-Man, porém, por diversos motivos, a linha foi cancelada, ainda que figurasse um número interessante de títulos e de vendas.
Um título que havia sido originalmente anunciado, Princes of Florenz, nem sequer será mais publicado (muito embora toda a arte e desenvolvimento do jogo já estivesse pronta).
As causas da mudança são várias, mas o que sobressai de todo o texto é que a força de financiamentos coletivos com inúmeros objetivos estendidos e expansões, além de miniaturas (na maioria das vezes completamente inúteis mas que chamam muita atenção) está mudando o mercado e tirando o foco (pelo menos na visão atual da Z-Man) de jogos clássicos no estilo euro, nos quais os mecanismos eram muito mais importantes que a estética do jogo.
Se você quiser, a notícia e considerações completas de Steve Kimball, você encontra aqui.