Durante um evento na última PAX Unplugged, os integrantes do canal de reviews Shut Up & Sit Down anunciou uma parceria com a Play to Z para publicação de jogos de tabuleiro, tanto inéditos quanto republicações, já a partir de 2025.
De acordo com o press release, que você pode ver aqui, o pessoal da SU&SD irá trabalhar na descoberta de títulos e seu desenvolvimento que, posteriormente, serão publicados pela Play to Z sob o selo SU&SD Presents, voltado aos jogos deste acordo.
O acordo já possui, inclusive, os primeiros dois títulos, um inédito e outro que já estava a algum tempo fora de catálogo.
Um deles será Animal Rescue Team, um jogo cooperativo de nada menos que o mestre dos cooperativos, Matt Leacock, em parceria com Lisa Towell, no qual os jogadores, como o nome do jogo deixa claro, tentarão resgatar diversos tipos de animais gerando situações até mesmo estranhas, como a tentativa de resgate de uma vaca com uma motocicleta. Este título deve entrar em financiamento coletivo no início de 2025 e marca mais uma vez o trabalho de Matt Leacock com Zev Shlasinger que originalmente gerou nada menos que Pandemic (publicado no Brasil pela Galápagos) em 2007, pela Z-Man.
O segundo título é uma reedição de Dogs of War, jogo de Paolo Mori publicado pela CMON e cheio de miniaturas, já fora de catálogo a um bom tempo. E seguindo a filosofia da nova parceria, o jogo terá muito menos miniaturas e muito mais cartonado, com um preço menor que o original, sendo este calendarizado para o fim de 2025.
Stephen Buonocore compartilhou uma foto do slide que mostra a capa de cada um destes lançamentos, durante a PAX Unplugged.
A Play to Z foi fundada ano passado, 2023, pela parceria de Zev Shlasinger, um veterano na indústria de jogos e editor de em torno de 400 jogos diferentes em seus 27 anos de carreira, com diversos outros nomes conhecidos do mundo dos jogos de tabuleiro (veja aqui).
A Shut Up & Sit Down é um grande canal de reviews e playthrough com mais de 430.000 (quem sabe a RomirPlayHouse chega lá) seguidores criada em 2011 e que você pode acompanhar no YouTube neste link.