Em um comunicado enviado aos mais de 1.200 apoiadores da campanha de Degenesis: Clan Wars, que pode ser visto aqui, a CMON anunciou que o projeto, já financiado a pouco mais de um ano com o levantamento de pouco mais de US$339.000, está oficialmente cancelado.
De acordo com a CMON, o cancelamento se deve a problemas de pagamentos com a SixMoreVodka (SMV), detentora da propriedade intelectual de Degenesis, que havia a licenciado para a CMON criar o jogo de minaturas, a qual, ainda de acordo com a CMON, veio a exigir pagamentos que perfazem quase a soma dos valores levantados na campanha.
Segundo o comunicado, a CMON está caminhando para disputas legais e, apenas após a finalização das mesmas é que os apoiadores do projeto terão retorno do apoio investido, porém não existe nenhuma data planejada para que isto aconteça e, até lá, a CMONM orienta que os apoiadores não contatem o suporte ao cliente para solicitarem reembolsos.
Em contrapartida a SMV foi contatada pela Boardgamewire, para o qual Marko Djurdjevic, fundador da SMV afirmou que discorda completamente dor argumentos da CMON e que não esperava que eles tentassem jogar a culpa da falha no projeto nas costas deles.
Como uma pequena empresa, procuramos a CMON como um parceiro editorial competente para nos ajudar a lançar o jogo que tanto nos interessava.
No entanto, depois de entregarmos todos os materiais necessários há mais de um ano, a comunicação praticamente cessou. A transparência é um princípio fundamental na comunicação com nossos fãs, mas com o jogo nas mãos da CMON e sem detalhes disponíveis para nós, não conseguimos manter nossos padrões, o que nos deixou cada vez mais desconfortáveis e acabou nos levando a esta situação.
Enquanto isso, podemos confirmar apenas que o contrato foi realmente rescindido por nós, uma medida que não foi tomada levianamente, após extensas tentativas de resolver as questões de maneira mais amigável.
O ano de 2025 não tem sido bom para a CMON, que recentemente divulgou prejuízos milionários (veja aqui) após atrasos e o bloqueio de suas ações na bolsa, anunciou reduções mundiais no seu time de desenvolvedores (veja aqui) deixando dezenas de trabalhadores sem emprego do dia para a noite, vendeu sua propriedade de Zombicide para a asmodee (veja aqui) e parece ser figura ativa na falência da Final Frontier (veja aqui), o que levanta dúvidas sobre o que realmente pode estar acontecendo com a empresa após mais este problema e até sobre o futuro das diversas outras campanhas ainda não entregues pela empresa.