Hoje ocorreu a conferência de imprensa que acontece como prenúncio da abertura dos portões da maior feira de jogos do mundo, a SPIEL, em Essen, na Alemanha, e mesmo eu infelizmente não conseguindo estar presente ao vivo por lá por diversos motivos que não vem ao caso agora, tentarei da melhor forma possível trazer as informações relevantes sobre a feira que, segundo a organização, já é a maior feira de todos os tempos.
De acordo com os números apresentados, são esperados em torno de 200.000 visitantes durante os 4 dias da feira, 7.000 a mais que ano passado, números que demonstram um fenômeno nunca antes visto: as entradas de quinta e sexta-feira foram completamente esgotadas na pré-venda, o que significa que, pela primeira vez, visitantes que chegarem diretamente no dia sem ticket não terão como comprá-los diretamente no balcão.
O aumento de visitantes esperados também foi refletido em um aumento de 9,5% na área útil da feira, passando de 62.500m2 para 68.500m2. Curiosamente, porém, ocorreu uma redução na quantidade de exibitores, saindo de 935 para 923, o que pode parecer pouco, mas comparado a poucos anos atrás, quando mais de 1.000 exibitores estiveram presentes, parece ser uma redução sistemática. Ao serem perguntados sobre isto, a explicação foi que grandes exibitores tiveram oportunidade de aumentar seu espaço.
De qualquer modo são 923 exibitores de 52 nações e 5 continentes. O que foi, para mim, muito curioso, foi colocar o Brasil como estreante como exibitor, já que o Brasil já esteve presente com um local conjunto entre Grok, Geeks n Orcs e Buró em 2018 e com o pavilhão Brasil em 2021. Aparentemente alguém não tem registrado direito as nacionalidades dos exibitores.
Ainda sobre o tema de espaço, Carol Rapp, representante da SPIEL, comentou que existem muitas dúvidas sobre se a área da feira será novamente aumenta para o ano que vem, já que isto significa mais área para jogos, porém, em contrapartida, menos área de espera para os visitantes que, em dias com chuva ou frio, por exemplo, pode se tornar extremamente ruim.
Quanto as novidades da feira, estão desde a utilização mais efetiva do Meeps, o mascote oficial da feira, uma melhorada drástica no já fantástico app da feira e trazer a competição de pintura Golden Demon para dentro do evento.
Como sempre, a conferência de imprensa também mostra alguns números referentes ao mercado, mostrando que embora o ramo de brinquedos tenha diminuído em 4,9%, devido entre outras coisas, à situação econômica e inflação, o sub-mercado de jogos teve um aumento, embora pequeno, de 0,9%
Quanto a temas, a tendência atual apontada é música (incluindo até mesmo um jogo desenvolvido por um membro da banda Blind Guardian) e sustentabilidade.
Pingback: Deutscher Spielpreis 2024 – Romir Play House