Hoje ocorreu a cerimônia de entrega do Spiel des Jahres 2025, um dos, se não o mais conhecido prêmio de jogos de tabuleiro mundo afora, realizado pela organização sem fins lucrativos Spiel des Jahres e.V., na Alemanha, realizada a partir da votação de um júri de especialistas que não possuem nenhum laço com editoras, levando em consideração todos os jogos publicados no ano anterior na Alemanha.
Infelizmente, este ano, não consegui fazer a usual live com tradução simultânea do prêmio, como tenho feito regularmente nos últimos anos, mas isto não significa que deixaria a informação de fora.
Os ganhadores do prêmio ficaram da seguinte forma:
Kinderspiel des Jahres (prêmio infantil)

Topp die Torte! (Wolfgang Warsch – Schmidt Spiele)
Kennerspiel des Jahres (prêmio avançado)

Endeavor: Deep Sea (Carl de Visser e Jarratt Gray / Burnt Island Games)
Spiel des Jahres (jogo do ano)

Bomb Busters (Hisashi Hayashi / Schmidt Spiele)
O prêmio busca encontrar o próximo Catan ou Carcassone, ou seja, um selo de indicação para o mercado e jogadores que não conhecem tanto de jogos de tabuleiro, sempre premiando jogos que são considerados especiais dentro de todas as centenas de lançamentos existentes anualmente. Este ano, para ter uma ideia, foram 476 jogos levados em consideração em todas as categorias.
O prêmio ainda conta com uma lista de indicações que mostram jogos muito bons mas que não chegaram à final, na qual existem realmente jogos para todos os gostos e sempre vale a pena dar uma olhada. A lista pode ser encontrada no site oficial o Spiel des Jahres, neste link.
Durante o prêmio foi comentado sobre as guerras tarifárias mundiais e sobre a perspectiva de diminuição dos números de novos jogos para este ano e os próximos.
Sobre o prêmio eu cheguei a fazer uma entrevista muito legal com Maren Hoffmann, uma das apresentadoras do prêmio, com a qual conversamos justamente sobre o objetivo do prêmio, a história do Spiel des Jahres e o futuro do prêmio.
Na edição também foi comentado o jubileu de 30 anos de Catan, do já falecido Klaus Teuber, que ganhou o prêmio em 1995 e o fundador do Spiel des Jahres, Jürgen Herz, que em 1979 entregou o primeiro prêmio, criado através da ideia de que centenas de novos jogos eram publicados anualmente, mas muitos eram pouco conhecidos, que contou uma curiosidade de porque Essen se tornou o local da maior feira de jogos do mundo: uma ministra que iria apoiar o prêmio pediu para que ele fosse entregue lá, porque era o local dela. E quando a feira foi concebida, foi escolhido o local do prêmio para ela.
E se você quiser ver a transmissão do prêmio, na maioria em alemão, você pode assistir no vídeo a seguir: