De acordo com uma matéria publicada originalmente pela Boardgamewire que você pode conferir na íntegra aqui, as tarifas de importação que foram prometidas pelo recém eleito presidente Trump para os Estados Unidos, partindo de 20% para até 80% para produtos provenientes da China, podem levar a grande colapso na indústria de jogos de tabuleiro de lá.
A China é o local de produção principal de jogos de tabuleiro, não apenas americanos, mas mundialmente falando. Embora muitas empresas tenham produções locais, em geral, produções em larga escala são feiras na China e distribuídas mundo afora diretamente do país oriental.
Em entrevista à BoardGameWire, nesta mesma matéria, Rob Daviau, criador dos jogos Legacy (como Pandemic: Legacy, em parceria com Matt Leacock) que eu cheguei a entrevistar anos atrás em meu canal (veja aqui), fala:
Os jogos levam muitos anos para serem desenvolvidos, enviados para a fábrica e colocados à venda. Ninguém pode alterar agora coisas para os jogos que chegarão no próximo ano.
As pessoas estão apenas esperando que nada disso realmente aconteça. Mas a ameaça de que isso aconteça está causando muitas ondas.
Sou pessimista e hoje é um dia difícil para ver o lado bom das coisas. Espero que eu esteja errado em tudo o que estou dizendo. Mas, se essas tarifas forem implementadas, vejo um grande colapso no mercado de jogos por hobby nos EUA. Ou as editoras só venderão diretamente aos consumidores, o que afetaria as lojas de jogos. Ou os jogos se tornarão de qualidade inferior ou de preço mais alto, ou ambos.
A matéria da Boardgamewire ainda tem uma extensa avaliação de John Stacy, diretor executivo da Gama (Game Manufacturers Association), explicando porque esta ameaça impacta todo o hobby nos EUA e o que a Gama está planejando para tentar antecipar os problemas.
Curiosamente o paralelo que faço é o nosso próprio país, o Brasil, onde os impostos de importação já são, em alguns casos, inclusive maiores do que os até 80% ameaçados pela futura administração Trump, e que são um dos fatores importantes para a composição de custos de jogos de tabuleiro no Brasil.
Existe, porém, uma grande diferença em relação ao nosso mercado. Enquanto o hobby de jogos nasceu e cresceu já com este fator de incerteza de impostos e câmbio, de modo que as empresas tiveram que conviver com eles assim como os jogadores, criando um sistema no qual isto já é, infelizmente, natural, ao passo que lá esta alteração ocorrerá de uma hora para a outra, gerando uma alteração drástica no status quo das empresas, que terão de se adaptar rapidamente.