Você está visualizando atualmente Empresas de Jogos são Alvos de Perfis Falsos

Empresas de Jogos são Alvos de Perfis Falsos

De acordo com uma matéria postada originalmente pela BoardGameWire (veja aqui), uma pessoa (ou um grupo de pessoas) se fazendo passar por Thomas Covert, conseguiu enganar uma série de empresas de jogos de tabuleiro, convencendo-as a enviar cópias de jogos para supostos reviews para diversos endereços nos EUA.

Thomas Covert é o coordenador de mídia social e marketing da Board Game Revolution, um grupo de jogos de tabuleiro focado principalmente no Facebook com dezenas de milhares de membros e presença em diversas outras redes sociais. O golpe se deu justamente ao, fazendo-se passar por ele, os golpistas informarem uma suposta nova iniciativa do grupo ao criar reviews de jogos e que, para isto, as empresas deveriam enviar cópias destes jogos.

Pelo menos duas empresas caíram no golpe, enviando jogos para eles: Renegade e CrowD, as quais chegaram a enviar cópias de seus lançamentos para os golpistas. O estrago proporcionado pelos golpistas só não foi maior porque o próprio Covert, ao descobrir que estava sendo “copiado”, entrou em contato com diversas empresas com as quais tem contato avisando da situação, que rapidamente foi divulgada.

De acordo com entrevista com Matt Hyland, da Devir Americas, a própria Devir só não enviou cópias de seus lançamentos, como Sand, porque demorou no processamento interno do pedido tempo suficiente para descobrir a fraude.

Segundo a BGW, Covert contratou um investigador particular para tentar descobrir quem é ou são estes fraudadores e processá-los tanto por roubo de identidade quanto por fraude postal.

Em conversa com editoras brasileiras, nenhuma chegou a reportar algo neste nível no Brasil, já que, embora o mercado de jogos tenha crescido exponencialmente nos últimos anos, comparado ao mercado internacional ainda acaba sendo algo pequeno, onde a imensa maioria dos envolvidos, seja nas editoras seja no grupos de influenciadores, se conhece e um esquema deste seria rapidamente exposto.

Mas isto vale de alerta para um futuro bem próximo, já que dezenas de novos influenciadores, empresas, canais e grupos de jogos de tabuleiro são criados continuamente no Brasil, mostrando que golpistas e fraudadores estão espalhados em todos os lugares e, infelizmente, nosso nicho de jogos não é tão isento de maus elementos quanto gostaríamos de acreditar.

Por fim, embora o golpe tenha sido mais focado nos EUA, Covert peque que qualquer empresa que tenha sido contactada pelo falso Covert entre em contato com ele através do email oficial da BGR.

Deixe um comentário

Eu Aceito a Política de Privacidade