Pax Pamir, como grande parte dos jogos da linha Pax, é um jogo único, que mergulha bastante no contexto histórico do tema escolhido, neste caso, do Grande Jogo, que foi o conflito entre os impérios ingleses e russos no Afeganistão, durante grande parte do século XIX.
De autoria de Cole Wehrle, o mesmo autor de Root, Pax chegou a ser publicado originalmente como parte da linha Pax, pela Sierra Madre Games, mas o autor resolveu fundar uma companhia própria para poder republicar o jogo com regras alteradas e melhoradas, e disto nasceu Pax Pamir 2ª edição, que é a versão que a Galápagos publica por aqui.
O jogo, como os demais jogos Pax, é basicamente um jogo de cartas, no qual os jogadores devem escolher, a cada nova rodada, apenas duas ações que, inicialmente, são bem simples, porém, conforme o jogo avança, podem se tornar bastante complexas.
Justamente isto que torna o jogo único: cada partida possui uma diversidade de cartas distintas e reviravoltas tamanhas que mesmo um jogador em último pode se sagrar ganhador.