No momento, você está visualizando Grupo Embracer Anuncia Reestruturação e Fechamento de Estúdios

Grupo Embracer Anuncia Reestruturação e Fechamento de Estúdios

De acordo com a Games Industry Biz, o Grupo Embracer anunciou uma reestruturação de sua estrutura para “otimizar o uso dos recursos [da Embracer]”, com potencial fechamento de estúdios.

Para os que não conhecem, o grupo Embracer não é um grupo de investimentos, mas sim, um conglomerado de estúdios de criação principalmente de jogos digitais, responsável por, por exemplo, a franquia Borderlands.

Usualmente isto não seria notícia no mundo dos jogos de tabuleiro, exceto que o grupo adquiriu o controle da Asmodee no final de 2022, a qual era controlada até então pelo grupo de investimentos PAI (conforme noticiei aqui).

Segundo o comunicado divulgado, a empresa estará focando no fluxo de caixa e lucratividade, o que incluirá o fechamento de estúdios e o cancelamento de projetos ainda não divulgados ou com pouco retorno financeiro, o que, por sua vez, pode impactar fortemente o grupo Asmodee que, por sua vez, controla um grande número de estúdios de criação de jogos de tabuleiro, além das lojas Miniature Market e Philibert e da plataforma de jogos online Board Game Arena.

O grupo Embracer vinha em uma onda de rápidas aquisições que incluíram, além do grupo Asmodee, também a Dark Horse Comics (veja aqui) e o IP de Lord of the Rings.

A matéria completa da Games Industry, você encontra aqui.