Em um comunicado em aos apoiadores de diversas de suas campanhas de financiamento coletivo (como este aqui), a Final Frontier anunciou falência, juntamente com o encerramento das atividades e a impossibilidade de cumprir com seus últimos financiamentos.
A Final Frontier ficou conhecida por alguns financiamentos de sucesso, como por exemplo, o assimétrico Enseada dos Mercadores e também Bardwood Grove, ambos publicados no Brasil pela Mosaico.
Segundo o comunicado, a empresa já estava com certas dificuldades a algum tempo, vindo desde os aumentos de custo de frete durante a pandemia, quando a primeira edição de Enseada dos Mercadores deveria ser entregue, até o cancelamento de localizações por parceiros devido aos tempos de criação dos jogos terem extrapolado os prazos iniciais, levando a Final Frontier a assumir por sua própria conta as localizações prometidas nas campanhas.
Mas a gota d’água para a companhia foi um pedido relativamente grande da localização chinesa de Enseada dos Mercadores realizada pela CMON e que não foi paga.
De acordo com a Final Frontier, usualmente as localizações são 50% pagas ao iniciar a produção e o restante ao final da produção, mas no contrato com a CMON, eles aceitaram um pagamento integral no ato da entrega, porém, nas letras miúdas, não aparece quando exatamente é o momento da entrega, o que significa que a CMON poderia pegar os jogos daqui a alguns anos e somente então pagar.
Nas últimas semanas, ainda de acordo com o comunicado, diversas tentativas de contato com a CMON foram realizadas, mas a empresa simplesmente não retorna os contatos, e neste momento não existe mais chance da empresa se manter financeiramente sem o aporte que era esperado da CMON.
Os motivos da CMON não são conhecidos e vem algumas semanas depois da CMON ter antecipado um resultado financeiro de até US$2.1m para o ano 2024 (veja aqui) e ter postergado a divulgação oficial destes resultados alegando falta de pessoal em seu departamento financeiro, levando a suspensão da negociação de suas ações na bolsa de Hong Kong.
Para o Brasil, muito provavelmente isto significa que os jogos da Final Frontier devem, ao esgotarem, ficar fora do catálogo por um período indeterminado.