A algumas semanas noticiamos que a CMON, junto com a revelação de prejuízos milionários, fechou praticamente todos os estúdios de desenvolvimento mundo afora (veja aqui), deixando dezenas de desenvolvedores e autores sem emprego. Entre os afetados por esta redução encontrava-se o estúdio de desenvolvimento brasileiro, que já abrigou autores como Fel Barros, Fábio Tola e Jordy Adan, e era uma das peças chave de novos desenvolvimentos de jogos da linha Zombicide, um dos, até então, carros chefe da CMON.
Entre os vários desenvolvedores afetados estavam, por exemplo, Rodrigo Sonesso (O Grande Colecionador de Brinquedos / Estrela) e Marco Portugal (Foodies / CMON), os quais, da noite para o dia, viram o estúdio brasileiro ser simplesmente fechado.
Mas a reviravolta nesta história começa quando, pouco tempo depois, a Asmodee anunciou a aquisição da franquia Zombicide (mas não Marvel Zombies e DCeased) da CMON (veja aqui), alocando-a sob o selo Guillotine Games, já como uma parte de suas novas aquisições, anunciadas na coletiva para acionistas no primeiro trimestre do ano.
Dias após o anúncio da aquisição, o grupo Asmodee entrou em contato com diversos integrantes do antigo estúdio da CMON, propondo a recontratação dos para continuarem a fazer o que já faziam bem: o desenvolvimento de jogos da franquia Zombicide. Até o momento, nove dos antigos empregados da CMON, entre desenvolvedores, designers gráficos e de produção, já estão novamente trabalhando, mas agora diretamente para a Asmodee.
O contrato com a Asmodee passou a ser na forma de consultor, o que faz com que eles não tenham mais exclusividade, como era o caso na época da CMON, e possam também criar e desenvolver jogos para outras empresas. Rodrigo Sonesso, por exemplo, já tem um jogo dos Thundercats assinado com a Mosaico e outro ainda não revelado fechado com a Grok e o Marco Portugal está na equipe de um jogo do Senhor dos Anéis para a D20 Culture.
No fim das contas, isto significa que podemos esperar tanto novos jogos da linha Zombicide com a usual qualidade de desenvolvimento outrora praticada, quanto novos jogos destes desenvolvedores em outras editoras.
A Asmodee não divulgou oficialmente nenhum cronograma destes novos desenvolvimentos pelo novo time, nem eles podem falar a respeito porém, pela velocidade da aquisição tanto da franquia quanto do time de desenvolvimento, acredito que possamos esperar algo num futuro não tão distante.
A franquia Zombicide é um sucesso da CMON desde seu lançamento e tem levado a diversas expansões e reimplementações ao longo dos anos, sendo mantido no Brasil pela Galápagos, que em breve mudará de nome para asmodee (veja aqui).