O Diversão Offline, maior evento de jogos de tabuleiro do Brasil (e provavelmente da América Latina), chegará aos 10 anos de idade em 2025, contando com uma edição em novo endereço, saindo do Pro-Magno, que abrigou as últimas duas edições, para o pavilhão azul do Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 21 e 22 de Junho.
Esta alteração trará uma excelente novidade para o público, porque aumentará a área do evento em aproximadamente 2.000 metros quadrados, passando para uma área total de 10.000 metros quadrados para melhor abrigar o público crescente, que chegou a cerca de 11.000 visitantes em sua última edição, em 2024.
Mas as novidades do Diversão Offline para 2025 não acabam por aí, porque o evento terá um dia a mais, começando na sexta-feira anterior, dia 20 de Junho. Este dia, porém, não estará aberto para o público em geral, mas sim, será voltado a dois públicos bastante específicos.
Segundo Fernanda, a organizadora do evento:
Estender a programação para um terceiro dia é algo solicitado há muito tempo pelas empresas que participam e, para a próxima edição, após conversar com parceiros como Nuno Venâncio (Devir), consegui o necessário para tornar isto uma realidade!
A primeira parte desta sexta adicional, começando às 10:00 e continuando até as 14:00, será voltada a entrada de escolas públicas no evento. Adicionalmente, ainda está se estudando, ainda de modo embrionário e não confirmado, que durante todo este dia a área do palco também abrigue um grande simpósio de Jogos na Educação.
Desde o início este dia extra tinha que ter como foco atender escolas, no sentido de receber alunos principalmente das unidades públicas que, muitas vezes, não possuem oportunidades de contato com jogos de tabuleiro.
Após este momento, a partir das 14:00 deste dia adicional o evento será aberto para um público B2B, em um paralelo à ABRIN, no qual o evento será focado para empresas de fora do hobby, trazidas através de contatos feitos pela organização do DOFF, com o objetivo de fomentar o crescimento do nicho no Brasil não apenas através de parcerias entre empresas, mas também da potencialização de contatos entre novas empresas e novos designers presentes na área de protótipos.
Esta data também visará atender o público de negócios, criando a oportunidades dentro e fora do evento como, por exemplo, dar mais tempo aos expositores para visitarem a área de protótipos e outras áreas da própria feira, além de terem contato com outras empresas.
Este segundo momento também será aberto aos criadores de conteúdo, que terão uma oportunidade de observar os novos jogos e realizar entrevistas em um ambiente menos cheio, de uma forma similar como é realizado em outros eventos de jogos mundo afora, como é o caso da SPIEL, na Alemanha.