Você está visualizando atualmente Copag Anuncia Cooperação com Wizards of the Coast para Magic

Copag Anuncia Cooperação com Wizards of the Coast para Magic

Em um anúncio que passou quase despercebido e só foi (pelo menos eu só vi lá) veiculado na sua conta oficial do instagram, a Copag afirmou que fechou um acordo com a Wizards of the Coast para o jogo de cartas colecionáveis Magic: the Gathering, de Richard Garfield.

Segundo o post, bastante vago, a parceria já deve ter começado a partir deste mês, e nada deixa claro sobre que tipo de parceria se trata: distribuição, fabricação, localização, apenas marketing, o que significa que ainda precisaremos esperar um pouco mais até sabermos o que efetivamente isto tudo significa.

Magic já foi distribuído no Brasil por diversas empresas e, desde final de de 2018, está centrado em apenas duas: Galápagos e Coqui Hobby. Curiosamente, ao pesquisar diretamente no site da Wizards, em inglês, as duas empresas ainda são as únicas duas a figurarem como distribuidoras da Wizard (em pesquisa feita em 19 de junho).

Este movimento de parceria vem na contramão do que a própria Wizards fez com os manuais de Dungeons & Dragons, os quais tiveram os direitos de localização retirados da Galápagos a alguns meses atrás (veja aqui), sendo que agora os mesmos ficam com a Hasbro do Brasil e a Galápagos passará a agir apenas como distribuição (pelo menos por enquanto).

Magic: the Gathering é o jogo que criou os CCGs ou TCGs, jogos de cartas colecionáveis, dos quais nasceram, posteriormente, outros sucessos como Pokémon. Criado por Richard Garfield em 1993, o jogo tem feito um sucesso estrondoso desde seu lançamento, muito embora, algumas empresas estejam apostando que seus dias estão contados (veja aqui).

Eu cheguei a fazer uma entrevista com seu autor a alguns meses atrás, no qual falo bastante sobre Magic e sua criação.