Nos primeiros dias da pandemia, a CGE anunciou a criação de uma plataforma online e gratuitade seu premiado e famoso jogo de dedução de palavras, Codinomes (ou Código Secreto), de Vlaada Chvátil, que no Brasil é publicado pela Devir, como uma forma de pessoas isoladas ainda poderem jogar, utilizando qualquer outra ferramenta para transmissão de voz (por exemplo, Discord) uma partida de Codinomes da mesma forma que em uma mesa física. A plataforma foi batizada Codinomes Online (já cheguei a falar sobre ela em posts anteriores, como este, por exemplo) e, ao longo dos anos recebeu diversas atualizações, como a introdução de Codinomes Duet (veja aqui) e a possibilidade de vídeo (veja aqui).
Agora, anos após a pandemia, a CGE resolveu dar um passo adiante e lançou um aplicativo para dispositivos móveis, o Codenames App que, ao contrário de Codinomes Online, não é gratuito, mas sim uma compra única com preço de R$24,90 (hoje na AppStore).
Porém, diferente da versão online, Codenames App tem uma jogabilidade distinta do jogo de tabuleiro, sendo pensado para partidas de modo assíncrono e com diversos conteúdos desbloqueáveis ao longo do jogo, os quais vão sendo revelados de acordo com a evolução do jogador. Adicionalmente, o jogo ainda possui diversos pequenos modos de jogo que trazem pequenas alterações e podem ser acrescentados às partidas, como a possibilidade de tocar em duas palavras quando chutar ou do mestre poder alterar um espião durante a partida, além da possibilidade de jogar em modo solo.
Mas para aqueles que pensam que, agora que um App pago está disponível, Codinomes Online irá acabar, a CGE assegurou que o objetivo do App é outro e a continuidade de Codinomes Online ainda está assegurada!
E se você não sabe jogar Codinomes, pode conferir em nosso vídeo de regras!
Pingback: CGE de Cara Nova – Romir Play House