De acordo com uma matéria publicada pela Boardgamewire (veja aqui), a CMON, antecipando o fechamento de seu balanço de 2024 que deve ser divulgado até o final do mês, emitiu um alerta sobre as perdas financeiras que serão apresentadas, as quais podem ser entre US$1.4 a 2.1m.
Perdas desta magnitude poderiam, na prática, zerar os lucros acumulados pela empresa nos últimos três anos, sendo o primeiro ano desde a pandemia no qual a empresa registrará números como estes.
De acordo com a BGW, possíveis causadores para este alerta seriam a venda de diversos IPs da empresa em um negócio que foi cancelado por falta de consenso entre as partes e um investimento de mais de US$1m de dois novos acionistas que não pagaram o acordado para a compra de ações sem um motivo para isto ser oficialmente revelado, impactando diretamente o fluxo da empresa.
Para complicar a situação financeira da empresa, ela fez dois investimentos recentemente que, embora não tenham tido valores divulgados, certamente afetaram o balanço da empresa, adquirindo a Japon Brand (veja aqui) e também alguns IPs da Mythic (veja aqui) de jogos que falharam em serem lançados após financiamentos coletivos de sucesso, antes do fechamento oficial dela.
Para estes últimos, inclusive, a CMON avisou os apoiadores que, após análise dos projetos, eles não estão nem perto de estarem concluídos e necessitam de uma grande dose de trabalho, o que, inclusive, os tornará diferentes do que originalmente oferecidos pela Mythic.
Para aqueles que não conhece, a CMON, ela é uma empresa que se especializou em grandes financiamentos coletivos, com jogos sempre contendo quilos de miniaturas, como os conhecidos Zombicide e Marvel United, publicados no Brasil pela Galápagos.
Agora resta ficar atento ao relatório anual final de 2024 que deverá trazer mais luz aos números da CMON.