Você está visualizando atualmente Asmodee tem Novo CEO em 12 Anos

Asmodee tem Novo CEO em 12 Anos

Desde o anuncio da, na prática, separação da Asmodee do grupo Embracer, feita em abril deste ano (veja aqui) e ocorrido após uma grande reestruturação do grupo feita ao longo do segundo semestre de 2023 que culminou no fechamento de estúdios e afastamentos (veja aqui), não tínhamos mais novidades a respeito da gigante de jogos de tabuleiro até agora, com o anuncio oficial de um novo CEO para o grupo, Thomas Kœgler, sucedendo Stéphane Carville, que era o CEO do grupo desde 2012.

Stéphane Carville, assim como Marc Nunes, fundador do grupo, se tornam membros do board e conselheiros sênior do grupo Asmodee.

Durante a direção de Stéphane, o Grupo Asmodee cresceu e passou por três aquisições. Em 2013 a Asmodee foi adquirida pelo grupo de investimento Eurazeo, no qual permaneceu por cerca de 4 anos, obtendo um crescimento anual de 37%. Em 2018 o grupo foi vendido para outro grupo de investimento, o PAI, sob o qual ficou até ser novamente adquirido, desta vez pela Embracer, um conglomerado de estúdios de criação que incluem desde jogos digitais como quadrinhos (a Dark Horse, por exemplo, foi adquirida por eles), no final de 2021 por 2.75bi Euros.

Durante este período a Asmodee tornou-se um gigante no mundo dos jogos de tabuleiro, adquirindo um estúdio atrás do outro (Fantasy Flight, Repos, Days of Wonder, Plan B e, no Brasil, até mesmo a Galápagos, só para se ter uma ideia) e enveredando também no mundo digital, incluindo a aquisição do BoardGameArena, uma das maiores, senão a maior, plataforma de jogos analógicos em formato digital (veja aqui).

De acordo com o comunicado oficial, que você pode ler aqui, Thomas Kœgler entrou na Asmodee em 2015 como gerente de programas internacionais e tornou-se diretor de estratégia e desenvolvimento de negócios em 2019. Posteriormente ele foi nomeado vice-presidente executivo interativo e de entretenimento, concentrando-se no desenvolvimento de franquias e criando estratégias de expansão para além dos jogos de tabuleiro, que incluem a já mencionada BoardGameArena. Desde meados de 2023 ele tem o cargo de Vice-Diretor de Operações.

A Asmodee é o lar de pessoas incrivelmente talentosas e marcas fantásticas, com um tremendo potencial de crescimento para o futuro dentro dos jogos de mesa e em outras formas de entretenimento. Tenho a honra e a humildade de assumir o cargo de CEO e dar continuidade ao legado da Asmodee em sua próxima era, levando experiências de jogo incríveis a todos os lares e celebrando os jogos de mesa como uma importante forma de entretenimento.

Thomas Kœgler