Terra Nova é o que poderíamos classificar como Terra Mystica Family, de autoria de Andreas Faul publicado pela Kosmos e, no Brasil, pela Ludofy, parte do grupo Grok.
O paralelo com Terra Mystica é mais do que claro, caso você conheça este último, já que, além de grande parte dos mecanismos usados nele estarem presentes em Terra Nova e o título ser uma clara alusão a isto, o próprio manual agradece aos autores de Terra Mystica, Jens Drögemüller e Helge Ostertag, e à sua editora original, a Feuerland, por terem cedido os direitos de utilização destes mecanismos para Terra Nova.
Mas então, o que afinal Andreas Faul fez? Em resumo, ele simplificou o jogo, eliminando toda a complexidade do mesmo e deixando-o apto a uma variante família que pode ser jogada em metade do tempo e apta, segundo a edição original, para a partir de 10 anos.
Se você é fã de carteirinha de Terra Mystica, talvez este jogo não seja para você, salvo se você quiser introduzir para novos jogadores. Mas justamente para estes novos jogadores, o jogo brilha, já que traz mecanismos muito interessantes, sem todas as complexidades e curva de aprendizado que o Terra Mystica original propunha.
Game Details | |
---|---|
Nome | Terra Nova (2022) |
Complexidade | Médio [2.84] |
BGG Rank | 1889 [7.18] |
Jogadores | 2-4 |
Autor(es) | Andreas Faul |
Artista(s) | Loïc Billiau, Inga Keutmann, Lukas Siegmon and Christof Tisch |
Editora(s) | KOSMOS, Capstone Games, Cranio Creations, Grok Games, Maldito Games, Super Meeple, Swan Panasia Co., Ltd., White Goblin Games and テンデイズゲームズ(TendaysGames) |
Mecanismo(s) | Chaining, Hexagon Grid and Variable Player Powers |