De acordo com uma notícia da ICV2 (que você pode ver aqui), a Edition Spielwiese fechou um acordo de distribuição de seus títulos traduzidos para inglês para o mercado americano e canadense com o grupo Hachette. Até então esta distribuição era feita pelo braço americano da Pegasus, que se mantém como distribuidora na Alemanha.
A Edition Spielwiese teve seu primeiro grande jogo em 2016, com Cottage Garden de Uwe Rosenberg e, desde 2019, mantém a parceria com a Pegasus, incluindo seu maior sucesso, a linha MicroMacro (Johannes Sich pela Galápagos no Brasil).
Já o grupo Hachette é, na verdade, uma editora francesa de livros com mais de 100 anos, mas que recentemente começou a se aventurar com força no mundo dos jogos de tabuleiro com a aquisição de diversas editoras francesas, como a Scorpion Masqué e a Catch Up Games, e a criação de pequenos estúdios próprios, como o Studio H, além de ampliar bastante seu serviço de distribuição, fechando acordos com diversas empresas além da Spielwiese e ganhando literalmente um espaço enorme nos pavilhões das ultimas edições da SPIEL, a feira de jogos de Essen, na Alemanha.
Um representante do grupo Hachette comentou com a Boardgamewire, sobre o mesmo assunto (veja aqui) que embora a exclusividade não faça parte do contrato, a empresa é “efetivamente o parceiro preferencial para todos os títulos lançados pela Edition Spielwiese, e para todos os títulos que assinarmos, seremos os distribuidores exclusivos”.
Michael Schmitt, fundador da Spielwiese, disse:
Depois de trabalhar com a BlackRock, subsidiária da Hachette, como meu melhor parceiro internacional na França e de apreciar T Caires, diretor da Hachette Boardgames USA, por muitos anos, estou agora ainda mais satisfeito por me tornar uma parte maior da família Hachette.
O início da distribuição deve ser em meados de 2025, de acordo com a ICV2.