No momento, você está visualizando Spiel des Jahres 2024

Spiel des Jahres 2024

Hoje ocorreu a cerimônia de premiação do Spiel de Jahres, considerado por muitos o Oscar dos jogos de tabuleiro, em suas atuais 3 categorias, Jogo do Ano, Jogo do Ano Infantil e Jogo do Ano Avançado.

O Spiel des Jahres é um prêmio alemão de jogos de tabuleiro, criado em 1978 por um grupo de autores e membros da imprensa, que imaginavam uma forma de diferenciar os melhores jogos entre os vários publicados anualmente. Em 1979, ano em que pela primeira vez o prêmio foi entregue, o ganhador foi Hase und Igel, jogo que fora publicado realmente em 1973.

De lá para cá diversas regras para a participação foram criadas e o prêmio acabou sofrendo algumas mudanças ao longo dos anos, sendo hoje aceito como um prêmio de marketing, sempre à procura do jogo que poderá tornar-se o próximo Catan ou Carcassonne.

E este ano, o grande ganhador do peão vermelho foi Sky Team, de Luc Rémond que, embora não estivesse presente no evento, teve uma representação da Scorpion Masqué e foi ovacionado ao ser anunciado ao final da cerimônia de premiação, e que é mais um motivo para provavelmente este jogo ser anunciado em breve no Brasil (possivelmente pela Galápagos que costuma trazer os jogos da Scorpion Masqué).

Sky Team, ganhador do Spiel des Jahres 2024

Esta escolha pessoalmente me surpreendeu, pelo jogo ser exclusivamente para duas pessoas, o que não é muito a cara do Spiel des Jahres, mas pelo jeito as coisas andam mudando mais do que eu imaginava.

Já na categoria infantil existiam dois competidores em pé de igualdade na minha opinião. O terceiro indicado, Taco Gatinho Pizza, já anunciado pela PaperGames, não tinha como favorito devido a ser uma reimplementação de um jogo já existente, coisa que normalmente também não leva o prêmio. Acabou levando, Die magischen Schlüsse, de Markus Slawitscheck e Arno Steinwender, um jogo no qual as crianças devem pensar se tentam abrir o baú cheio de joias ou se avançam mais em busca de, talvez, uma recompensa melhor.

Die magischen Schlüssel (Magic Keys), ganhador do Kinderspiel des Jahres

E a categoria mais nova, o Kennerspiel des Jahres, criado como um prêmio especial para Agricola e oficializado em 2011 com 7 Wonders, premia o jogo avançado do ano, muito embora existam muitos questionamentos sobre o que é considerado avançado para o Spiel des Jahres. Independente destes questionamentos, geralmente dele saem jogos um pouco mais complexos mas, ainda assim, que encaixariam facilmente na categoria de jogos família.

E o ganhador deste ano foi e-Mission, de Matt Leacock e Matteo Menapace pela Schmidt, jogo que tem um nome alemão muito melhor que o internacional Daybreak, tratando de um tema bem atual, a crise de emissões vivida pela humanidade, motivo pelo qual este era a minha opção para ganhar o prêmio.

e-Mission (Daybreak), ganhador do Kennerspiel des Jahres

Uma grande novidade para esta cerimônia de entrega foi uma transmissão por vídeo na internet com uma tradução simultânea para inglês, mostrando como o prêmio encontra-se cada vez mais internacional e importante na cena dos jogos de tabuleiro.

E se você quer ver como foi a cerimônia de entrega, pode conferir na nossa live que fizemos durante a própria transmissão, traduzindo e comentando um pouco sobre os jogos.