No final de junho eu anunciei na nossa página no Facebook (veja o post aqui) que o autor Reiner Knizia tinha anunciado no seu twitter que tinha terminado o contrado com a Grail Games completamente, supostamente devido a uma quebra de contrato por parte da editora.
A externalização disto via twitter tinha sido motivada por um post da Grail Games em sua página oficial, que no meio tempo foi apagado (mas que você pode ver graças ao Internet Archive aqui), no qual a empresa falava que a descontinuação de projetos com o autor ocorria devido a pouca venda de seus títulos.
Segundo o autor, este não era o motivo, mas sim, que alguma quebra de contrato por parte da Grail Games havia ocorrido e por isto ele retirou todos os direitos de seus jogos da editora. O autor, porém, não externou quais foram as quebras de contrato.
Agora, porém, segundo uma matéria da Dicebreaker, que você pode ler na íntegra aqui, Reiner Knizia não apenas retirou seus títulos da Grail Games, mas também da Matagot e da Kolossal Games, todos, segundo a matéria, pelo mesmo motivo.
A Dicebreaker contactou Karen Eastel, gerente de negócios de Reiner Knizia, e ela confirmou que o problema foi a venda de jogos em mercados para os quais estas editoras não tinham os direitos de venda, o que poderia prejudicar os parceiros locais que vendem os mesmos títulos.
As empresas também foram contatadas pela Dicebreaker e externaram que tentaram fazer um acordo amigável, porém não conseguiram chegar a um consenso para evitar a retirada dos títulos de suas plataformas.