Você está visualizando atualmente Puerto Rico 1897

Puerto Rico 1897

De acordo com uma entrevista do jornalista especializando em jogos de tabuleiro, Sebastian Wenzel, com o atual cabeça da Alea, marca de jogos avançados da Ravensburger (veja aqui), Puerto Rico terá uma nova versão ainda no primeiro semestre de 2022, pouco mais de 2 anos após a última reestilização ter sido publicada.

O motivo da nova versão, segundo a editora, é a continua problemática a respeito de como a escravidão era retratada no jogo, o que vem desde sua primeira edição em 2002. No jogo original existia uma alocação de colonos, representados por discos marrons, em construções, fazendo com que as mesmas funcionem. Muito embora o termo “escravos” nunca tenha sido usado no jogo, fica claro pelo período e local em que falamos que os discos marrons eram, na verdade, escravos alocados nas construções dos jogadores.

Argumentos pró e contra esta representação da sociedade escravocrata (bem como de outras representações, simplificações e pré-conceitos em jogos de tabuleiro) aparecem frequentemente fóruns de discussão de jogos de tabuleiro e, embora a alea havia trocado a cor dos trabalhadores na sua edição mais recente, saindo do marrom para o roxo, este movimento não foi suficiente, segundo André Maack, para diminuir a polêmica.

Pensando nisto a nova edição se passará no mesmo local, Puerto Rico, porém anos depois do período colonial. Puerto Rico 1897 deverá, segundo a editora, manter toda a mecânica conhecida do clássico jogo que figurou no top do BGG por anos, porém em um período menos controverso da história Portoriquenha. Adicionalmente o jogo terá um ilustrador porto-riquenho além de consultores especializados na história de Puerto Rico, tentando, mais uma vez, minimizar as críticas existentes até então.

O preço da nova edição, segundo a editora, será mantido em relação ao atual: €49,90

A entrevista completa trata de diversos pontos interessantes e eu pedi autorização para traduzi-la e postá-la aqui. Caso consiga a autorização, em breve a transcrição completa será divulgada em português.

Para os que não conhecem, Puerto Rico é um premiadíssimo jogo de Andreas Seyfert, publicado em 2002 e que chegou a ter uma versão brasileira para Grow.

Game Details
NomePuerto Rico (2002)
ComplexidadeMédio [3.27]
BGG Rank43 [7.92]
(Recomendado)3-5 (2-5)
Autor(es)Andreas Seyfarth
Artista(s)Franz Vohwinkel
Editora(s)alea, Ravensburger, Albi, Devir, Filosofia Éditions, Kaissa Chess & Games, Lautapelit.fi, MINDOK, Rio Grande Games, Stratelibri, Swan Panasia Co., Ltd., Tilsit and VAKKO
Mecanismo(s)Action Drafting, End Game Bonuses, Follow, Hidden Victory Points, Increase Value of Unchosen Resources, Turn Order: Progressive and Variable Phase Order