O Graf Ludo era um prêmio alemão de jogos de tabuleiro, entregue durante a Hobbymesse em Leipzige, em setembro, que descolava dos diversos prêmios existentes por avaliar não o jogo em si, mas sim o trabalho dos artistas por tás do jogo.
A 14 anos o prêmio elegia o melhor trabalho artístico e de design gráfico, com, inclusive, um prêmio em dinheiro para o ganhador.
Mas isto tudo está no passado agora, porque, segundo a Spielbox (veja aqui), a organização da Hobbymesse anunciou que a edição 2023 foi a última na qual o Graf Ludo foi entregue, e que o prêmio será substituído por um prêmio de votação pública entre os visitantes da feira.
Segundo o gerente de projeto da feira, Heike Fischer, “A cada ano dezenas de milhares de jogadores se reúnem na feira para testar as novidades e ver novamente os clássicos. Aqui pode se ver a paixão do público, o que pode servir como orientação à indústria.” e que o novo prêmio deverá “animar o público a olhar com mais detalhe os novos títulos que os exibitores trarão”.
Isto, segundo a gerência da feira, ocorrerá porque o prêmio não mais será entregue em dinheiro ao ganhador, mas distribuído como prêmios entre os visitantes participantes.
Pessoalmente, acho uma decisão triste, porque este era um dos poucos prêmios focados de forma diferente, prestigiando uma parte extremamente importante da criação do jogo, que agora se foi e não tem substituto no momento.
O link oficial dos ganhadores do Graf Ludo, caso você queira conhecer eles, é este aqui.