Para os que não são familiares com o Deep Blue, ele é o “cérebro” da IBM por trás dos programas que venceram o Campeão Mundial de xadrez, Kasparov em 1997 (nem acredito que já faz mais de 20 anos que isto aconteceu) e, mais recentemente, do AlphaGo, que venceu o Campeão Mundial de Go, Lee Sedol, mais recentemente, em 2016.
Segundo o pessoal da Tech Republic, os desenvolvedores do Deep Blue já possuem um novo desafio: Diplomacy.
Para os que não conhecem Diplomacy, ele é um jogo relativamente antigo (originalmente de 1959 e a Grow chegou a publicar ele no Brasil na década de 70/80) no qual uma batalha é travada na Europa. Suas unidades são limitadas e você precisa do apoio de aliados para poder garantir seus próprios territórios e conquistar novos.
Muito do tempo da partida de Diplomacy é gasto com negociações entre os jogadores, forjando e quebrando alianças. A parte mecânica do jogo (ataques, manutenção e movimentação) é realizada de forma relativamente rápida após cada etapa de negociação e ordens, o que faz com que, justamente, negociação seja o cerne do jogo e o que, segundo o pessoal do Deep Blue, falta para seu programa campeão.
O artigo original você encontra aqui.
Game Details | |
---|---|
Nome | Diplomacy (1959) |
Complexidade | Médio [3.33] |
BGG Rank | 807 [7.04] |
(Recomendado) | 2-7 (6-7) |
Autor(es) | Allan B. Calhamer |
Artista(s) | Blake Beasley, Hugh Bredin, Vincent Dutrait, Gilles Lautussier, Janos Orban, Guillaume Rohmer and Allison Shinkle |
Editora(s) | The Avalon Hill Game Co, Games Research, Inc., (Self-Published), Asmodee, Avalon Hill, Descartes Editeur, Editrice Giochi, Gibsons, Grow Jogos e Brinquedos, Intellectual Diversions, Jedko Games, Joc Internacional, Jumbo, Kipo's, Kod Kod, Miro Company, Mondadori Giochi, Parker Brothers, Parker Spiele, Philmar, Renegade Game Studios, Waddington Sanders Ltd. and Waddingtons |
Mecanismo(s) | Area Majority / Influence, Area Movement, Negotiation, Player Elimination, Prisoner's Dilemma, Simulation and Simultaneous Action Selection |