A Modiphius, reponsável por diversos RPGs baseados em franquias, como Dune: Adventures in the Empire e John Carter of Mars, anunciou recentemente que publicará um RPG baseado nos romances hilários da série Discworld, de Terry Pratchett.
Desde a implementação de Discworld para GURPS, acredito não ter existido nenhuma outra implementação de um RPG baseado nesta série de livros, acredito que, especialmente, porque eles, embora se refiram a um mundo de magia medieval, estão o mais distante possível de qualquer coisa parecida com Dungeons & Dragons, sendo história satíricas do mundo atual, nas quais o já falecido autor torcia as palavras do idioma inglês de forma a fazer pepinos parecerem tomates. Inclusive tenho que parabenizar os tradutores dos poucos romances existentes em português pelo seu absoluto esforço mental para a versão nacional deles.
O novo RPG da Modiphius sairá através de financiamento coletivo via Kickstarter (veja aqui), com livros incluindo as fantásticas artes de Paul Kidby, um dos conhecidos ilustradores da série.
Mas o que mais me chamou atenção neste RPG é que, assim como os livros, ele tratará muito menos de lutas e estatísticas, e muito mais de narração e humor, pois os jogadores deverão utilizar suas características para tentar justificar, das formas mais inteligentes (ou absurdas) possíveis, porque determinadas ações seriam bem sucedidas, rolando os dados contra “narrativium”, o dado do mestre, e gerando consequências muitas vezes inesperadas, o que o torna um RPG bem diferente das usuais propostas.
E a parte mais legal é que a Modiphius já disponibilizou um Quickstarter repleto de belíssimas artes e com um gostinho do que será o RPG, incluindo personagens prontos e até uma aventura feita, de forma completamente gratuita, e que você pode baixar aqui!
E se você nunca ouviu falar de Discworld, não perca tempo e corra até a biblioteca ou livraria mais próxima e se divirta com o humor inteligente e hilário deste mundo e do inevitável encontro com o Morte (sim, ele é homem) e suas falas em CAIXA ALTA.