A Webbed Sphere inc. assumiu os direitos de utilização dos logos e nomes da até então extinta Mayfair games.
A Mayfair foi fundada originalmente em 1981, para a publicação de um jogo de trens, Empire Building, mas ela é mais conhecida por ter sido a responsável por trazer Catan, o famoso jogo de Klaus Teuber, para a América em 1996, dando início a onda de eurogames mundo afora.
Curiosamente, logo no ano seguinte, a empresa entrou em falência, mas fora socorrida pela Iron Crown Enterprises (ICE) que produzia basicamente RPGs e jogos de cartas e comprou os ativos da Mayfair, mantendo o seu selo e superando as dificuldades financeiras.
A empresa manteve-se ativa e com sucesso até que, em 2017, transferiu todos os direitos de Catan para o recém-criado Catan Studio, uma subsidiária do grupo Asmodee.
Em fevereiro do ano seguinte, o CEO da Mayfair anunciou que todos os seus ativos foram vendidos também para o grupo Asmodee e que o selo Mayfair iria ser descontinuado.
Com a marca Mayfair abandonada, a Webbed Sphere solicitou uma marca registrada do nome e logo da antiga empresa, que foi concedido no início de 2023.
A Webbed Sphere também é um grupo de investimentos que possui algumas empresas de produção de quebra-cabeças e brinquedos especializados, e com o selo Mayfair eles pretendem entrar, também, no mercado de jogos de tabuleiro.
Atualmente a “nova” Mayfair não possui nenhum projeto, mas está, segundo a Webbed, avaliando projetos e autores desde o final de 2022, então ainda teremos que esperar um pouco para saber o que realmente esperar deste renascimento da Mayfair.
A notícia original que levou a este post foi lida na icv2, e você pode ver ela aqui.
No Brasil, Catan já foi publicado pela Grow e, atualmente, é vendido pela Devir.