Saiu o resultado do Japan Boardgame Prize 2024, entregue pela organização sem fins lucrativos U-More, cujo objetivo é fomentar a cultura de jogos de tabuleiro no Japão através de diversas atividades como, eventos, revistas digitais, publicações e muito mais.

O prêmio entra em sua 23° edição, com duas grandes categorias, a U-More, cujo ganhador é escolhido por um júri de sete pessoas participantes da organização, priorizando jogos para todos os jogadores e famílias, e o por Voto Popular, que é escolhido através de votação via os canais de comunicação da U-More.
Este ano, os ganhadores ficaram assim:
U-MORE
Wilde Wikinger (Wolfgang Dirscherl / Haba)
Voto Popular
Aiue Battle (Kazunari Yonemitsu / Gentosha)
Na categoria U-More, os próximos colocados ficaram com Aiue Battle, ganhador do prêmio popular, Mister Diamond (Gunter Baars / Ravensburger) e Rikka (Hashimoto Atsushi / Arclight), e no voto popular, temos Harmonies (Johan Benvenuto / Libellud e Galápagos), Faraway (Johannes Goupy e Corentin Lebrat / Catch Up Games e Across the Board), Slay the Spire: The Board Game (Gary Dworetsky, Anthony Giovannetti e Casey Yano / Contention Games e Grok Games) e Rikka (também entre os top 5 do U-More).
O premio mostra algumas coisas curiosas, a primeira delas sendo a presença, inclusive com o ganhador do prêmio na categoria U-More, de jogos com mais de 10 anos de idade, mostrando o tempo que demora para os jogos ocidentais chegarem no mercado japonês.
Já, em contrapartida, principalmente na categoria popular, vemos muitos jogos já publicados no Brasil, assim como nas últimas edições já vinha acontecendo, demonstrando a atenção de diversas editoras brasileiras em trazer jogos de sucesso.
O site oficial da premiação você encontra aqui (e ainda em inglês).