Foi divulgado o resultado do Japan Boardgame Prize 2023, entregue pela organização sem fins lucrativos U-More, cujo objetivo é fomentar a cultura de jogos de tabuleiro no Japão através de diversas atividades como, eventos, revistas digitais, publicações e muito mais.
O prêmio entra em sua 22a edição, com duas grandes categorias, a U-More, cujo ganhador é escolhido por um júri de sete pessoas participantes da organização, e o por Voto Popular, que é escolhido através de votação via os canais de comunicação da U-More.
Este ano, os ganhadores ficaram assim:
Categoria U-More
Categoria Voto Popular
Johannes Krenner e Markus Slawitscheck / Z-Man e Galápagos
Na categoria de voto popular, os próximos colocados ficaram com Darwin’s Journey (Simone Luciani e Nestore Mangone / ThunderGryph e anunciado pela Grok), Earth (Maxime Tardif / Inside Up e acho que foi anunciado por alguém aqui no Brasil), Revive (Helge Meissner, Kristian Amundsen Østby, Eilif Svensson e Anna Wermlund / Aporta e Across the Board) e Nanatoridori (Toshiki Arao / Arclight).
Uma das coisas interessantes ao ver este prêmio é a quantidade de títulos premiados já publicados no Brasil ou já, pelo menos, anunciados por aqui, mostrando como o mercado de jogos brasileiro vem crescido ao longo dos últimos anos.
O site oficial da premiação você encontra aqui (e ainda em inglês)