Hoje, em uma live no YouTube e em outras redes sociais, Harald Schrapers e Christopher Schielewinski, membros da organização do Spiel des Jahres, anunciaram a lista de jogos que concorrem ao mais conhecido prêmio de jogos do mundo, o Spiel des Jahres 2025.
O Spiel des Jahres é entregue desde 1979, na Alemanha, através da votação de um júri de especialistas em jogos de tabuleiro, e seu objetivo é ser um farol para a indicação de jogos aos consumidores, premiando diversos jogos de extremo sucesso ao longo dos anos.
Hoje o prêmio possui 3 categorias, a principal Spiel des Jahres, a infantil, Kinderspiel des Jahres, e a expert, Kennerspiel des Jahres, muito embora a categoria expert em geral não seja realmente para jogos extremamente complexos, mas apenas um pouco mais complexos que a categoria principal.
E os indicados para os prêmios deste ano foram:
Spiel des Jahres
- Bomb Busters (Hisashi Hayashi / Pegasus)
- Flip 7 (Eric Olsen / The Op Games)
- Krakel Orakel (7 Bazis / Frechverlag)
Kinderspiel des Jahres
- Cascadia Junior (Randy Flynn e Fertessa Allyse / AEG e Flatout)
- Le Clan des Souris (Christophe Lauras / Débâcle Jeux)
- Topp die Torte (Wolfgang Warsch / Schmidt)
Kennerspiel des Jahres
- Endeavor: Deep Sea (Carl de Visser e Jarrett Grey / Burnt Island)
- Faraway (Johannes Goupy e Corentin Lebrat / Catch Up e Across the Board)
- Looot (Charles Chevallier e Laurent Escoffier / Gigamic)

A lista apresentada ainda contas com os indicados, jogos que não chegaram às três posições finais mas foram considerados muito bons e ganham o selo de recomendação do prêmio.
Para a escolha desta lista, o júri se debruçou sobre 385 jogos publicados em idioma alemão durante o ano passado, um aumento em relação a 2024, quando foram 351 e que já tinha sido bem maior que em 2023, com 285 jogos. A visão do júri, porém, é que talvez a quantidade possa vir a diminuir nos próximos anos, em especial devido à guerra tarifária entre Estados Unidos e China.
A divulgação dos ganhadores efetivos em cada categoria ocorrerá no dia 13 de Julho, também através de uma live que, seguindo a tradição, a Romir Play House tentará transmitir simultaneamente com comentários e tradução simultânea.
E se você quer saber mais sobre o Spiel des Jahres e seu funcionamento, fizemos uma entrevista fantástica com Maren Hoffmann, uma membro do júri, a respeito do prêmio.