A organização da SPIEL, a maior feira de jogos de tabuleiro do mundo, anunciou esta semana o resultado preliminar da votação do Deutscher Spiele Preis 2024, o maior prêmio de voto popular da Alemanha, com os 3 indicados ao prêmio principal e a lista dos demais 7 integrantes do top 10 mais votados.
Ao contrário do Spiel des Jahres, cujo ganhador foi divulgado a pouco, o DSP é um prêmio de voto popular, no qual os moradores da Alemanha podem votar nos 5 jogos publicados na Alemanha dentro do período da votação (em geral, o ano anterior).
Os 3 finalistas de 2024 foram os seguintes jogos:
- The White Castle – Isra e Shei – Devir
- Forest Shuffle – Kosch – Lookout e Galápagos (anunciado)
- Sky Team – Luc Rémond – Scorpion Masqué e Galápagos (anunciado)
Como feito no ano passado, desde que a organização da SPIEL passou a ser da organizadora da feira de Nürenberg, os ganhadores não mais são apresentados em um jantar, mas sim, durante a conferência de imprensa da abertura da feira, um dia antes da mesma abrir as portas aos visitantes, em pouco mais de um mês.
A lista dos demais melhores colocados ficou da seguinte forma:
- 4º – Darwin’s Journey – Simone Luciani e Nestore Mangone – ThunderGryph
- 5º – Too Many Bones – Adam Carlson e Josh J. Carlson – Chip Theory Games
- 6º – Revive – Kristian Amundsen Østby, Helge Meissner, Anna Wermlund e Eilif Svensson – Aporta Games e Across the Board
- 7º – Harmonies – Johan Benvenuto – Libellud e Galápagos
- 8º – Obsession – Dan Hallagan – Kayenta Games
- 9º – Keep the Heroes Out! – Luís Brüeh – Brueh Games
- 10º – Nucleum – Simone Luciani e Dávid Turczi – Board & Dice e Mosaico
Interessante ver que, com exceção de Sky Team, praticamente nenhum dos jogos na lista do top 10 fez parte dos indicados ao Spiel des Jahres, o que mais uma vez demonstra a diferença conceitual entre ambos os prêmios. Além disto, temos o brasileiro Luís Brüeh com o top 9 da lista e Simone Luciani com dois jogos dentro da lista.
A comunicação ainda divulgou a lista dos indicados ao prêmio infantil:
- Die magischen Schlüssel – Markus Slawitscheck e Arno Steinwender – Happy Baobab
- Lecker Lava – Sophia Wagner – Drei Magier
- Unlock! Kids: Geschichten aus der Vergangenheit – Marie Fort e Wilfried Fort – Space Cowboys
Nesta lista, o interessante é notar Sophia Wagner com um jogo diametralmente diferente de muitos de seus antecessores em termos de complexidade, já que muitos de sua autoria são bem complexos, como por exemplo, Noria (Pegasus e Grok)