You are currently viewing Holy Grail Anuncia Falência

Holy Grail Anuncia Falência

A editora Holy Grail, responsável por jogos de sucesso como Dominations, Ralyman: DIRT e Ecyclopedia (os dois primeiros publicados no Brasil pela Galápagos e o terceiro anunciado por ela) anunciou, hoje, em sua página oficial o encerramento de suas atividades e o início de um processo de falência.

Como não sei por quanto tempo o link oficial da empresa mostrado acima, com o comunicado, deva ficar no ar, vou resumir os principais pontos.

Segundo eles, os lockdowns na França e na China devido à pandemia atrasaram muito seus jogos já anunciados e a produção de jogos novos, resultando em perdas financeiras pelos últimos anos, agravado com o aumento exorbitante de custos de frete e a queda do Euro perante o Dólar mais recentemente.

Somado a isto, 4 de seus projetos foram finalizados, devido aos constantes atrasos de produção, praticamente juntos, e a empresa logística escolhida para completar os envios do Kickstartes, a Bolloré Logistics, cometeu diversos erros, os quais custaram mais perdas, não apenas financeiras, mas de suporte à empresa pelos apoiadores.

Em janeiro deste ano, 2023, a Bolorré entregou diversos invoices para pagamento imediato com custos supostamente acima do cotado inicialmente e não se responsabilizando pelos erros logísticos cometidos, além de impedir a liberação do estoque ainda não entregue. Supostamente isto deixou a Holy Grail Games em um beco sem saída no qual ela não tinha mais acesso a crédito nem conseguia pagar por despesas legais contra a Bolorré.

Com isto, ela entrou com um processo de falência e deve perder o acesso a qualquer ativo, incluindo emails, ainda esta semana.

Referente a projetos de financiamento ainda não entregues, eles pediram que sejam observadas as mensagens mas páginas oficiais dos financiamentos. Eles tentarão cumprir as entregas, mas não podem prometer que o farão realmente.

Ainda resta uma questão no ar: os jogos cujas franquias estão com outras empresas. Em alguns processos semelhantes, jogos de sucesso encontraram uma nova casa, mas dependendo do contrato de publicação, já aconteceu de jogos ficarem impublicáveis por anos. Só o tempo dirá como estão as propriedades da Holy Grail e como ficarão os jogos já publicados ou anunciados por aqui.