Ticket to Ride é um jogo que já pode ser considerado um clássico. Criado por Alan Moon e publicado em 2004 pela Days of Wonder, o jogo ganhou vários prêmios e deu origem a uma família de jogos de tabuleiro que incluem diversas reimplementações e expansões, grande parte trazidas ao Brasil pela Galápagos, o que incluirá em breve uma versão legacy também já anunciada por aqui (veja aqui).
Nele, cada jogador investe na construção de linhas de trem, conectando cidades em um mapa (originalmente dos Estados Unidos) e ganhando pontos por estas conexões, em um jogo família bem interessante.
E com a sucesso, uma legião de fãs desenvolveu mapas customizados para o jogo, muitos disponíveis gratuitamente no BoardGameGeek.
Mas o holandês Jochem deu um passo a mais, criando um algoritmo online para geração de mapas aleatórios para Ticket to Ride (incluindo todas as cartas de objetivos necessárias ao jogo), que você pode acessar gratuitamente em https://jochembruijninckx.nl/train-board-generator/, o Train Board Generator.
Através deste app, você pode gerar mapas baseados em países, variando o tipo de jogo que quer (incluindo ou não expansões) e até mesmo gerar mapas extremamente customizados, criados através do Google Maps e gerados no app. Depois de gerar tudo o que precisa, basta imprimir e jogar!
E Jochem não parou por aí, porque um dos novos projetos em que ele vem trabalhando é um para uma inteligência artificial para o jogo Santorini.
Se você não conhece Ticket to Ride, não deixe de ver nosso vídeo de regras sobre o jogo: