A campanha solidária pelo Rio Grande do Sul do jogo Feljong, de Fel Barros ou, pela Samba, entra em financiamento coletivo através do Meeplestarter hoje, dia 25 de junho de 2024, como uma iniciativa para auxiliar a levantar fundos para ações contra a tragédia das enchentes no sul do país.
Feljong , na verdade, foi desenvolvido pelo Fel a anos atrás, como uma forma de ensinar os fundamentos de Riichi Mahjong, também conhecido como Majhong Japonês, para colegas que não conheciam o jogo, através de alguns passos simples (níveis), até que os novos jogadores compreendessem o jogo e eles conseguissem jogá-lo da forma completa.
Porém, ao assistir ao desastre natural ocorrido no Rio Grande do Sul e as iniciativas de diversos criadores de conteúdo da região, em especial ao Edu Pomper do canal 3DUS, que começou a realizar rifas solidárias para arrecadar dinheiro, surgiu a ideia de fazer uma versão Print& Play deste método de ensino, que basicamente consistiria de algumas cartas de resumo mostrando os níveis do jogo.
Aí embarcou no projeto o Vitor Reis, que acabou sendo o responsável pelo design gráfico do jogo e acabou criando um mockup de uma caixa para o que seria conhecido como Feljong, criando a bola de neve.
A imagem, publicada no instagram, acabou atraindo atenção sobre a iniciativa e a Ludens Spirit e Meeplestarter resolveram entrar no projeto que, agora, se torna uma campanha de financiamento não apenas de um print & play, mas de um jogo com todos os componentes necessários para aprender e jogar o “Feljong” e, em última instância, até mesmo Riichi Mahjong.
E como se isto não bastasse para o projeto despertar interesse, ele ainda, como citado anteriormente, será completamente solidário, e tirando alguns custos de produção, todo o montante será revertido para iniciativas em prol do Rio Grande do Sul.
A campanha oficial pode ser acompanhada e apoiada neste link: https://meeplestarter.com.br/feljong
O Gustavo, do GBG, também tem um podcast bem bacana sobre o tema, que você pode conferir no Spotfy: