No final de outubro eu publiquei uma matéria do Globo (que você pode ver aqui) no qual era explicado a luta judicial entre a Estrela e a Hasbro, e na semana passada, esta briga parece ter tomado uma grande guinada.
Para colocar tudo em perspectiva, a Estrela e a Hasbro foram, durante muitos anos, parceiras comerciais, com diversos jogos de sucesso sendo publicados com adaptações no Brasil, como o Banco Imobiliário.
A briga começou em 2007 quando, supostamente, a Estrela deixa de pagar os royalties pelas licensas e a Hasbro resolve fincar o pé no Brasil, exigindo suas licenças de volta. De lá para cá muitas alegações e decisões vem saindo, mas a que o TJ emitiu na semana passada, parece dar um horizonte mais claro para a Estrela.
Segundo este resultado, a brasileira poderá manter nomes como Banco Imobiliário e Comandos em Ação, porém deverá pagar multa de R$50 milhões pelos royalties não enviados à Hasbro (menos que os mais de 60 milhões da decisão anterior). A Hasbro, por sua vez, receberá 16 franquias diferentes novamente, e os produtos prontos delas, produzidos pela Estrela, deverão ser destruídos.
Tanto a Hasbro quando a Estrela dão sinais de que irão recorrer da decisão, cada uma buscando uma reparação melhor para seu próprio lado.
A matéria mostrando esta etapa do processo pode ser vista aqui.
Pingback: Wizards of the Coast Assume D&D no Brasil – Romir Play House