Muitas pessoas vêem diversos jogos clássicos da Estrela nas prateleiras de brinquedos, lado a lado com o mesmo jogo, porém com título em inglês, da Hasbro. É o caso de Detetive e Clue ou Banco Imobiliário e Monopoly.
O motivo disto é que, aparentemente, em 2007 a Estrela finalizara o contrato de licenciamento no Brasil, porém nunca, na prática, deixara de vender estes jogos clássicos (assim como a Super Massa, licenciamento da Play Doh), o que acabou terminando em uma batalha judicial.
Segundo uma matéria do Globo, agora esta disputa acabou com a segunda instância do TJ de São Paulo dando parecer favorável à Hasbro e condenando a Estrela a, não apenas parar de vender estes produtos, mas também destruir os já produzidos e pagar os royalties atrasados desde 2007, o que fora estimado em R$ 64 milhões.
A Estrela indicou à matéria do Globo que recorrerá desta decisão, porém o que vemos é um movimento já prevendo este resultado, com a Estrela caminhando para criação de um grupo de jogos nacionais e o início de sua linha premium de jogos, como Herdeiros do Khan e Rasher, inclusive utilizando componentes cujas ferramentas foram originalmente desenvolvidas para os jogos clássicos (como os carros do Rasher serem os mesmos do jogo da vida).
Como esta briga irá acabar ainda não temos como prever, já que dependem do resultado judicial que, sabemos, eventualmente pode demorar muito ainda.
A matéria do globo, você pode ler aqui.