Após alguns grandes players do mundo dos jogos de tabuleiro, como o CMON e a Hasbro, anunciarem a intenção da adoção de NFT em alguns de seus produtos, e em dezembro o Kickstarter anunciar que estaria em um movimento para mover sua plataforma de financiamento para a tecnologia de blockchain (anunciado aqui), dois sites vão na contramão anunciando justamente que não adotarão esta tecnologia.
NFT, para os que não conhecem o termo, é a abreviação de Non Fungible Token, uma espécie de certificado de propriedade de determinado arquivo ou obra que é, teoricamente, pelo próprio funcionamento da cadeia, imutável e auditável.
O problema de NFT é que, ao contrário do que a propaganda inicial dele prometia (liberdade criativa e retornos financeiros para os artistas e criadores de conteúdos), ele não vem realizando estas promessas, inclusive prejudicando muitos artistas que tiveram suas obras digitais vendidas por terceiros, sem que nenhum reconhecimento ou monetização seja revertido para o artista original.
Adicionalmente a isto, ainda se somam os problemas ambientais que a cadeia de blocos gera pela utilização de energia necessária para que ela funcione.
Pensando nisto, a DriveThruRPG, um dos maiores sites de materiais de RPG digitais, desde oficiais até mesmo indie, se posicionou em sua conta do twitter, revelando de forma simples que não vê nenhuma aplicação para esta tecnologia em sua plataforma de negócios.
Já a Itch.Io, uma das maiores plataformas de jogos e RPGs digitais indie, foi um pouco mais incisiva em seu anúncio de não adoção de NFT, falando claramente que isto é um golpe.