Neste último final de semana, entre 01 e 02 de Junho, ocorreu em São Paulo a 9ª edição do Diversão Offline, o maior evento de jogos de tabuleiro do Brasil e, possivelmente, da América Latina.
Criado em 2015, com o objetivo de acompanhar o movimento do mercado nacional de jogos e entretenimento, o evento, que começou no Rio de Janeiro, é realizado em São Paulo desde 2018, sendo organizado pela FS
Produção e Marketing, sob a direção de Fernanda Sereno.
Ao todo foram 2 dias bastante especiais, no qual 73 expositores exibiram e demonstraram seu portfólio para em torno de 12.000 visitantes do evento, o que representou um aumento de público em torno de 14% em relação ao evento realizado em 2023.
Este aumento também foi refletido na área útil ocupada pelos expositores, que chegou a 6.000 metros quadrados nesta edição, incluindo duas praças de alimentação. Isto fez com que o aumento de público não fosse transformado em aglomerações e dificuldade de movimentação pelo evento, muito pelo contrário, tornando-se um evento marcado por corredores, embora cheios, bastante tranquilos, inclusive pelo aprendizado das editoras para administrar melhor as filas.
O evento também passou a contar com cadeiras de roda e carrinhos de bebê para locação, facilitando a inclusão de ainda mais participantes, e sua área de palestras permaneceu ocupada durante todo o evento, contando até mesmo com a participação de uma representante da Feira de Brinquedos de Nürenberg.
O custo para participação no evento por parte dos expositores, porém, também aumentou quase na mesma proporção do público. Consulta com diversas editoras citaram aumentos nos custos para participação da ordem de 20% ou mais, sem aumento na área de exposição, o que levou alguns pequenos expositores a terem que dividir o stand para conseguirem manter a participação no evento.
Em compensação estas mesmas empresas também citaram que o resultado final do evento foi, para elas, em geral positivo. As vendas de quase todos os expositores com que falamos foi muito boa, superando o esperado em diversos casos. Estas vendas provavelmente foram potencializadas pelos grandes descontos praticados neste evento, que contou com desde descontos de pacotes de jogos similares até a “venda direta”, retirando a margem do revendedor, o que pode representar até 30% do preço final de balcão. Se levarmos em consideração a exposição das marcas e produtos ao público durante o evento, o resultado tende a ser ainda mais positivo.
Infelizmente nem todas as informações do evento são tão boas. Entre os pontos negativos, o site oficial do Diversão Offline (que você pode ver aqui), mesmo durante o evento, estava extremamente desatualizado, com mapas do evento anterior, links quebrados e sem um calendário correto das palestras (enquanto escrevo esta matéria o site continua da mesma forma). Se você precisasse de alguma informação mais atual, você teria que conseguir via formas alternativas, como por exemplo, navegando no histórico do instagram do evento.
Além disto, o prêmio Ludopedia, maior prêmio de jogos de tabuleiro do Brasil (veja aqui), teve sua cerimônia de entrega agendada pela organização do evento para o último horário do domingo, com término pelo menos maia hora após o fechamento oficial do próprio evento. Isto não apenas diminuiu a participação de diversos produtores de conteúdo na cerimônia, já que muitos tinham que voltar às suas cidades após o evento, mas tornou impossível uma alavancagem de marketing por parte das empresas ganhadoras durante o evento, posto que os ganhadores só foram conhecidos, na prática, após o término do evento. Esta alteração aparentemente foi feita para prestigiar, nesta edição do Diversão Offline, o prêmio Goblin de Ouro, focado em RPGs, que no ano passado foi realizado no domingo e nesta edição foi feito no sábado, porém, isto levanta a questão de porquê o prêmio Ludopedia tem que ocorrer durante o evento e se, mercadologicamente falando, não faria mais sentido ele acontecer, eventualmente, em algum momento antes do Diversão Offline, o mesmo valendo até para o Goblin de Ouro.
No fim das contas, estes dados mostram o quando o mercado de jogos de tabuleiro vem crescendo e abrangendo cada vez mais público e como o Diversão Offline se tornou o evento mais importante para os jogos de tabuleiro no cenário brasileiro, porém, também, o quando a organização ainda precisa trabalhar para melhorar o evento.