Você está visualizando atualmente Corta! – Como Jogar

Corta! – Como Jogar

Taiki Shinzawa é um dos grandes gênios no que tange a jogos de vaza, com diversas criações muito diferentes e inusitadas, entre as quais está American Book Shop, um jogo com um nome estranho e que, felizmente, no Brasil a Geeks n’ Orcs alterou para Corta!, que diz muito mais a respeito do que o jogo faz.

Para aqueles não familiares com a nomenclatura, jogos de vaza são jogos de carta nos quais cada jogador baixa usualmente uma carta de sua mão e, de acordo com as regras do jogo, a carta mais alta ganha a mão, ou a também chamada vaza. O ganhador geralmente recolhe as cartas usadas e começa uma nova vaza.

No Brasil, o jogo de vazas mais conhecido e, potencialmente jogado, é o truco.

E Corta! é um destes jogos de vaza, porém com diversas guinadas partindo do jogo básico. Primeiro, uma vaza pode terminar prematuramente se a soma dos valores jogados nela ultrapassar certa quantidade de pontos, daí o nome Corta. Além disto, você não quer ganhar vazas, pois elas são pontos negativos, exceto se você as ganhar mais do que qualquer outro jogador, caso em que elas passam a ser pontos positivos.

Curioso? Então venha aprender Corta! conosco.

Game Details
NomeAmerican Bookshop (2019)
ComplexidadeLeve [1.33]
BGG Rank4160 [7.17]
Jogadores3-5
Autor(es)新澤 大樹 (Taiki Shinzawa)
Artista(s)Haruka Hiramoto and Keisuke Nakamura
Editora(s)双子のライオン堂 (Twins Lion Do) and Geeks N' Orcs
Mecanismo(s)Trick-taking