A Czech Games Edition (CGE) anunciou hoje a aquisição parcial da fábrica de jogos e quebra-cabeças Orien Karton, na República Tcheca.
Fundada em 2004 pela Ludofact, a fábrica Orien já era utilizada pela CGE para produção de diversos jogos da empresa conhecida, entre outros, por Codinomes ou As Ruínas Perdidas de Arnak (ambos publicados no Brasil pela Devir), e agora passa a ser administrada pela CGE (com uma co-participação ainda da Ludofact).
Segundo a empresa, como a Orien fica a menos de 30 minutos do headquarter da CGE, isto trará bastante flexibilidade para a produção de seus jogos, tornando todo o processo mais ágil e simples, incluindo a solução de problemas. Adicionalmente, segundo a CGE, isto também irá impactar na pegada de carbono da empresa, diminuindo significativamente as emissões devido a transportes e garantirá que os produtos serão fabricados de acordo com as normas de trabalho europeias.
Mas como a Orien nunca fora uma fabricante exclusiva para a CGE, a compra também não significará isto, estando a fábrica aberta para outras empresas de jogos, como é o caso da HeidelBär, que consistentemente produz lá.
Desta forma a CGE tenta abrir mais uma frente de crescimento no crescente mundo dos jogos de tabuleiro.
Se você quiser ver o release oficial da CGE, pode conferir ele aqui.