Quem cresceu nos anos 90, e mesmo quem nasceu muito depois mas se envolveu com jogos, dificilmente nunca ouviu falar de Magic: The Gathering, o jogo de Richard Garfield, publicado pela Wizards of the Coast e que praticamente definiu o que hoje é conhecido como CCG (Collectible Card Game ou Jogo de Cartas Colecionável).
Basicamente ele é um jogo de cartas no qual você, ao comprar um baralho inicial, nunca tem certeza de quais cartas irá receber, porque ele vem com um conjunto aleatório de cartas. Devido a isto, você sempre irá querer comprar boosters (pacotinhos contendo algumas cartas aleatórias) para que você consiga ir colecionando cartas como em um álbum de figurinhas e, com isto, montando um baralho customizado somente seu.
Mas uma das coisas que deixou o sistema de CCG extremamente interessante foi que as cartas tem um nível de raridade. As cartas raras da edição Alpha e Beta (as duas primeiras impressões de Magic) tiveram tiragem de apenas 1100 cópias em cada edição, o que faz com que colecionadores corram atrás delas.
E no meio delas está a Black Lotus, que, além de rara, está cercada de misticismo devido a ter sido utilizada em alguns campeonatos para dar acesso a 4 manas (energia necessária para baixar cartas) já na primeira rodada da partida, o que, em situações normais, você só teria acesso na quarta rodada, permitindo uma forma de ganhar uma partida antes mesmo que seu oponente tenha jogado (o que acabou banindo ela de campeonatos).
Pois justamente uma Black Lotus alpha, com classe pristine 10 (o que significa que ela está em uma condição de conservação similar a quando foi impressa) acaba de ser arrematada em uma venda privada entre Adam Cai, da Pristine Collectibles e um comprador ainda não identificado, pela impressionante cifra de US$3 milhões!
Esta compra eclipsou em 50% o ja absurdo valor de compra do One Ring, de US$2 milhões, feito por Post Malone na raríssima (porém atual) carta especial do crossover entre Magic e Lord of the Rings. Naquele caso o valor foi “justificado” porque só foi impressa uma única carta daquelas, levando a acreditarmos que este seria o maior valor que uma única carta de Magic poderia custar.
Porém o novo valor record de vendas só demonstra que, para alguns excêntricos colecionadores, somente o céu e o limite.