De acordo com uma solicitação da Tabletop Game Designers Association, a rede de livrarias americana Barnes & Noble passará, paulatinamente, a apresentar o nome dos autores de jogos de tabuleiro junto aos títulos dos jogos, como já é feito usualmente para livros e músicas.
A Tabletop Game Designers Association é uma espécie de sindicado, fundado por três grandes autores do mundo dos jogos, Elizabeth Hargrave (Wingspan – Stonemaier e Grok), Sen-Foong Lim (Mind MGMT – Off the Page e Galápagos) e Geoff Engelstein (Space Cadets – Stronghold Games) para, inicialmente, dar suporte legal para autores americanos, de forma similar ao que a SAZ faz na Europa, conforme noticiei aqui.
Porém, segundo Geoff Engelstein, por sugestão de Thomas Lehman (Res Arcana – Sand Castle e Galápagos), membro da TTGDA, a associação entrou em contato com Sabrina Falcone, chefe de aquisições de jogos para a rede e, segundo Geoff, uma amiga real da indústria de jogos de tabuleiro e entusiasta do nicho, a qual, imediatamente aceitou a proposta como uma ideia perfeitamente razoável.
Claro. É óbvio que deveríamos estar fazendo isto mas até você me falar a respeito, nunca tinha tido pensado a respeito.
Geoff comentou que gostaria de poder dizer que teve trabalhado dia e noite para fazer isto acontecer, mas a verdade é que, desde o primeiro contato, a quatro meses atrás, as coisas foram movidas dentro da empresa e com a ajuda do banco de dados do BoardGameGeek e vários nomes já aparecem no site (como Klaus Teuber para o jogo básico de Catan ou Elizabeth Hargrave para Wingspan).
Mas o trabalho ainda não acabou, nem mesmo dentro da Barnes & Noble. Uma grande quantidade de jogos ainda não figura o nome dos autores, como é o caso da própria expansão para Catan, que ainda mostra apenas o nome da editora, o que mostra um trabalho ainda grande para adequar toda a gama de jogos existentes.
Geoff ainda informou que, obviamente, eles estão tentando a mesma coisa com outras grandes redes fora do nicho, como a Amazon e que, na contramão da facilidade encontrada na Barnes & Noble, nestas outras redes está difícil até mesmo de encontrar a pessoa certa para conversar. Ele espera que o que a Barnes & Noble fez coloque um pouco de pressão nas demais redes para também passarem a trabalhar da mesma forma.