No momento, você está visualizando Atomic Mass Anuncia Cancelamento de Star Wars X-Wing e Armada

Atomic Mass Anuncia Cancelamento de Star Wars X-Wing e Armada

Star Wars X-Wing é um jogo original de 2012, publicado originalmente pela Fantasy Flight e que chegou a ser publicado no Brasil pela Galápagos, embora a anos que não seja mais importado por ela.

O jogo simula batalhas espaciais no universo de Guerra nas Estrelas, com cada jogador controlando um conjunto de naves representado por miniaturas em escala, pré pintadas.

Ele fez e ainda faz um sucesso bem grande, com uma base de fans sólida, o que gerou um spin off dentro da própria Fantasy Flight, Armada, que se focava em batalhas não de pequenas naves, mas de grandes armadas em batalhas épicas, e outra pela WizKids, ambientado na franquia rival, Star Trek.

Apesar do sucesso, todos os jogos de miniatura da Fantasy Flyght foram transferidos para a Atomic Mass, um estudo do grupo Asmodee, que também é dona da FF, que fora criado inicialmente para a comercialização de Crisis Protocol, um jogo de miniaturas da Marvel, como parte de uma reestruturação dentro do grupo, centralizando os jogos de miniaturas em apenas uma empresa (veja aqui).

Em torno de um ano após a transferência, a Atomic Mass anunciou o cancelamento de desenvolvimentos para Armada (veja aqui), jogo no qual ela faria apenas reimpressões.

O futuro de X-Wing, porém, também pareceu durante muito tempo incerto, pois após a transferência a Atomic Mass publicou efetivamente pouco material novo, desacelerando drasticamente o compasso de publicações da Fantasy Flight.

Agora, cerca de 3 anos depois da transferência, finalmente o futuro de X-Wing, e Armada junto, foi anunciado pela Atomic Mass: ambos deixam se ser desenvolvidos e já tem data para pararem de ser publicados: março de 2025.

Segundo o comunicado no site da empresa (veja aqui) um dos grandes contribuintes para a decisão foram os aumentos dos custos de produção:

Nos últimos anos, o aumento dos custos de produção, a fabricação global e os desafios relacionados à pandemia tornaram cada vez mais difícil produzir miniaturas pré-pintadas de alta qualidade, o que, em última análise, levou à decisão de acabar com o desenvolvimento.

Infelizmente está notícia coloca um fim ao primeiro jogo de miniaturas da Fantasy Flight e a mais de uma década de combates espaciais.